Primeiros socorros para cães

Intoxicação por lesmas e caracóis em cães

Intoxicação por lesmas e caracóis em cães

Visão geral do envenenamento por lesmas e caracóis em cães

O que é pior do que pisar em uma lesma com os pés descalços? Envenenar acidentalmente seu cão muito amado com isca de lesma!

Se você tiver um problema com os caracóis no seu ambiente, tome cuidado com o que você usa para se livrar deles. Seu cão é propenso a envenenar com materiais domésticos, especialmente seu cão (que geralmente come quase qualquer coisa). Uma toxina comum é o metaldeído, um ingrediente comum encontrado na "isca de caracol" (moluscicidas). Nos Estados Unidos, esse tipo de envenenamento ocorre mais comumente na costa oeste.

As iscas para lesmas e lesmas geralmente contêm 3% de metaldeído e os produtos são formulados como pellets, pó, líquido ou grânulos de cor azul ou verde. Uma dosagem de 190 a 240 miligramas por quilograma de peso corporal é letal para a maioria dos cães e gatos. No entanto, a dose tóxica pode variar de 100 a 1000 miligramas por quilograma de peso corporal.

O que observar

Os sinais de envenenamento em cães começam dentro de 1 a 4 horas após a exposição e podem ser fatais se não forem tratados. Convulsões repetidas podem causar temperatura corporal muito alta, o que pode levar a complicações semelhantes às observadas em animais de estimação que sofrem de insolação. Se houver a possibilidade de seu cão ou gato ter sido exposto ao metaldeído e apresentar algum dos seguintes sintomas, ligue para o seu veterinário imediatamente.

  • Ansiedade, emoção, ofegante
  • Desorientaçao
  • Falta de coordenação
  • Aumento da frequência respiratória
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Babando
  • Vômito
  • Diarréia
  • Extrema sensibilidade ao som e ao toque
  • Tremores musculares generalizados, que podem progredir para perda de consciência, convulsões e dificuldade em respirar
  • Diagnóstico da toxicidade de lesmas e caracóis em cães

    O envenenamento por metaldeído imita os sintomas de outras doenças e envenenamentos; portanto, seu veterinário precisará saber que seu cão pode ter ingerido esse tipo de veneno. Isso reduzirá a necessidade de extensos testes de diagnóstico e o tratamento específico poderá ser iniciado mais cedo.

    Após um exame físico completo, seu veterinário provavelmente recomendará vários testes e tratamentos de diagnóstico. Isso pode incluir:

  • Um hemograma completo (CBC) para avaliar a saúde geral do seu animal de estimação e avaliar se há infecção ou inflamação, anemia ou baixa contagem de plaquetas.
  • Um perfil bioquímico para avaliar órgãos internos (como fígado ou rins) para outras causas potenciais de convulsões e avaliar complicações decorrentes de convulsões repetidas, tremores musculares ou alta temperatura corporal.
  • Análise gasométrica arterial para avaliar alterações no status ácido-base do sangue, que podem ser afetadas após convulsões repetidas, tremores ou alta temperatura corporal.
  • Análise do conteúdo estomacal.

    Tratamento da toxicidade de lesmas e caracóis em cães

  • O tratamento do seu cão envolve livrar o corpo da toxina e tratar os sintomas. Seu cão provavelmente precisará de hospitalização por 24 a 72 horas. O seu veterinário pode incluir um dos seguintes no tratamento:

  • Administração de medicamentos para induzir vômitos, lavagem gástrica (bombeamento do estômago) e enemas para impedir uma maior absorção da toxina do estômago e do trato intestinal.
  • Um banho de água fria para baixar a temperatura corporal.
  • Medicamentos como diazepam (Valium®) ou fentanil (um analgésico narcótico) para controlar a ansiedade, convulsões e tremores musculares excessivos.
  • Relaxantes musculares como metocarbamol, guaifenesina ou xilazina para controlar tremores musculares.
  • Colocação de um tubo endotraqueal (um tubo de plástico nas vias aéreas) para fornecer respiração artificial se o animal parar de respirar.
  • Colocação de um cateter intravenoso (IV) para fornecer fluidos para corrigir a desidratação e acidose, problemas comuns após atividade muscular excessiva e convulsões repetidas.
  • Home Care

  • Se você suspeitar que ocorreu envenenamento por metaldeído, ligue para seu veterinário imediatamente.
  • Leve restos de embalagens ou recipientes ao seu veterinário para identificação dos ingredientes do produto.
  • Administre os medicamentos prescritos e siga as instruções do seu médico veterinário.
  • Cuidados preventivos

    A prevenção é sempre o melhor remédio. Mantenha seus cães longe de áreas onde iscas de caracóis e lesmas são usadas ou armazenadas.